Skip to content

Símbolo de fé e desenvolvimento: sino gigante parte da Polônia para Trindade


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 23/03/2025 - 10:45

Sino de 55 quilos visto de cima (Foto: RDUCH BELLS & CLOCKS)

Com 55 toneladas e uma missão espiritual e turística, o maior sino do mundo iniciou neste domingo (23/3) sua jornada da Polônia rumo a Trindade, em Goiás. Batiz\cfrdado de Vox Patris — Voz do Pai, em latim — o sino será um dos principais símbolos da Romaria do Divino Pai Eterno de 2025 e promete transformar a cidade em um dos maiores centros de turismo religioso da América Latina.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, está na Europa para acompanhar de perto esse momento que considera histórico. Segundo ele, o embarque do sino representa não apenas a concretização de um sonho, mas o início de um novo ciclo para a cidade.

“O Vox Patris é mais do que uma peça monumental. Ele representa fé, união e um potencial imenso para movimentar a economia, gerar empregos e consolidar Trindade como destino internacional”, destacou o prefeito.

A chegada do sino ao Brasil exigiu uma grande articulação entre diferentes esferas do poder público. Liderada pela prefeitura, a operação envolveu parcerias com o Governo de Goiás, órgãos do Governo Federal, como o Itamaraty, os Ministérios em Brasília, a Embratur, o Porto de Santos, além de representantes das Forças de Segurança Nacional.

Todo esse esforço teve como foco desburocratizar o processo de importação e transporte, garantindo que o Vox Patris pudesse chegar a Trindade a tempo de ser um marco da próxima romaria.

“Foi uma missão complexa, mas necessária. Simplificar esse caminho foi essencial para que esse símbolo da fé pudesse começar sua jornada até nossa cidade”, afirmou Marden.

Antes de ser instalado definitivamente no novo Santuário do Divino Pai Eterno, o sino será apresentado ao público em um espaço interativo, preparado especialmente para visitação. A estrutura está sendo pensada como um ponto turístico moderno, acessível e ‘instagramável’, com o objetivo de atrair devotos, turistas e curiosos do mundo inteiro.

Com isso, a prefeitura aposta em um novo ciclo de desenvolvimento econômico, baseado no turismo religioso e na valorização da identidade cultural e espiritual da cidade. “Esse sino vai ecoar muito além da fé. Ele será motor de progresso, de oportunidades e de orgulho para cada trindadense”, concluiu o prefeito.

 

Pesquisa