Skip to content

Só queria entender o post do Diabo Velho


Vassil Oliveira Por Vassil Oliveira em 12/09/2024 - 18:04

Postagem de Marconi Perrillo a respeito de Ronaldo Caiado. Foto: Reprodução.

Eu gostaria muito, mas muito mesmo, de entender o que move hoje o coração do ex-governador Marconi Perillo (PSDB). E longe de mim qualquer julgamento. Quem sou eu. Mas o que ele quer nos dizer de verdade quando posta no seu Instagram uma foto do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em um barco, feliz da vida, com a frase “Enquanto Goiás ardia em chamas, o Diabo Velho se refrescava na Grécia”?

Será que se trata de uma crítica à viagem de dez dias de férias do governador àquele País, de modo a contrastar a ‘boa vida’ lá ante as dificuldades cá com a fumaça das queimadas e o sol rachando a nossa cabeça, com consequências sociais de fato preocupantes para qualquer cidadão, principalmente para um governador? Será que é um chamamento à razão em momento oportuno e por motivo real?

Postagem de Marconi Perrillo a respeito de Ronaldo Caiado.
Postagem de Marconi Perrillo a respeito de Ronaldo Caiado.

Porque, por um lado, isso parece óbvio. Por outro, no entanto, a crítica é tão pessoal, tão na linha da cintura, tão… que nem pareça obra digna de alguém que… enfim… sei lá… alguém que já foi governador. Caiado apanhou bastante por conta dessa viagem. Em Goiás e fora. Aliados que ficaram órfãos de sua presença como cabo eleitoral em plena campanha, companhias nada republicanas na festa, inclusive a do próprio anfitrião, o cantor Gustavo Lima, agora com empresa citada na investigação sobre lavagem de dinheiro com Bet.

Tantos são os pontos soltos que sobra por onde puxar uma chamada na regulagem, como se diz, ou para sentar a pua em coisas como omissão ou falta de consideração com os goianos. Por isso, a questão que brilha: por que a ênfase e o tratamento referencial como um meme? Porque o objetivo era só o básico, lacrar? E por que só agora, que Caiado já chegou, já participou de agendas de governo e vida que segue?

Pode ser que o meme funcione, embora eu tenha minhas dúvidas. Pra ser positivo pra Marconi, as pessoas teriam que ver autoridade no tapa – e nele, para o tapa. E a autoridade moral para – e de – um posicionamento de estadista?

Goiás não tem oposição. Continua sem oposição. Continuará sem oposição por muito tempo, ao que parece. Infelizmente, porque oposição é democracia. E o problema não está em Caiado e sua ‘posição’ de governo – ditador, não ditador, coronel, qualquer coisa que o digam -, e sim na (falta de) qualidade do que se opõe ao seu (co)mando. E desmando.

Só queria entender. Juro.

Vassil Oliveira

Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).