O senador Vanderlan Cardoso, presidente do PSD em Goiás, classificou como “natural” a renúncia do deputado federal Ismael Alexandrino aos cargos de vice-presidente do diretório estadual e de presidente do diretório metropolitano do partido. O parlamentar formalizou sua saída das funções nesta terça-feira, 18.
Vanderlan afirmou que lamenta a decisão, mas a respeita, destacando que o deputado optou por se afastar da direção partidária.
O distanciamento entre Ismael Alexandrino e o PSD começou a ganhar força durante a votação da PEC da Blindagem, em setembro. Na ocasião, Ismael votou a favor da proposta, enquanto Vanderlan se posicionou contra, alegando que o texto poderia proteger parlamentares acusados de crimes. O senador Wilder Morais, do PL, foi favoravel a PEC.
Em outubro, o deputado voltou a divergir do partido ao apoiar a suspensão da ação penal movida por Vanderlan contra o deputado Gustavo Gayer (PL). Desde então, surgiram especulações de que o PL estaria interessado na filiação de Ismael.
Apesar das movimentações, Ismael Alexandrino deve permanecer no PSD até a janela partidária — período, entre o início de março e o início de abril, em que deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de sigla sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária.















