O mistério sobre o paradeiro de Danilo Neves Pereira, o professor brasileiro de 35 anos que havia desaparecido em Buenos Aires, chegou a um fim trágico. Após uma semana de buscas intensas coordenadas por amigos, familiares e pela Polícia da Cidade, o corpo do docente foi identificado em um hospital onde havia dado entrada sem documentos (como “NN”).
De acordo com relatos de amigos próximos, o último contato de Danilo ocorreu por volta das 4h da manhã daquela terça-feira (14). Na ocasião, ele avisou que iria se encontrar com uma pessoa e chegou a enviar sua localização. Desde então, o professor não foi mais visto e não responde às mensagens.
De acordo com o jornal La Nación, Danilo foi localizado no Hospital Ramos Mejía, onde havia sido internado na quarta-feira (15) em estado grave, após uma descompensação psicotrópica associada ao consumo de cocaína. Amigos refutam a versão e cobram investigação das autoridades argentinas.
Quem é o professor desaparecido
Danilo é formado em Letras pela UFG, onde atuou por 12 anos como professor de inglês no Centro de Línguas e também como professor substituto. Ele estava morando na capital argentina há cerca de seis meses enquanto finalizava sua tese de doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo amigos, ele estava prestes a defender o trabalho nos próximos dias.
Quem convive com o docente afirma que o sumiço é atípico, descrevendo-o como uma pessoa extremamente responsável e dedicada aos estudos. Na Argentina, Danilo morava sozinho e contava com uma rede de apoio restrita a poucos conhecidos.
Danilo também dava vida à drag queen Zelda, descrita pelo vereador Fabrício Rosa (PT) como a “expressão potente de liberdade e arte”.
Investigação
O caso está sob investigação da Polícia Turística da Cidade de Buenos Aires, que mantém sigilo sobre os detalhes das buscas. O Itamaraty confirmou que o Consulado do Brasil em Buenos Aires já foi acionado e está prestando a assistência cabível aos familiares, orientando o contato com as autoridades locais. Por questões de privacidade e legislação, o Ministério das Relações Exteriores não divulga detalhes específicos sobre a assistência prestada ao cidadão.
A família de Danilo aguarda informações para definir como será feito o traslado do corpo do professor ao Brasil. Neste momento, familiares entendem que é necessário que as circunstâncias da morte sejam esclarecidas. Uma vaquinha deverá ser aberta para levantar fundos para repatriar o corpo de Danilo a Goiânia.

Leia mais:
Dono da Choquei é transferido para presídio em Aparecida e pede soltura ao TRF3














