A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, retorna à capital goiana no final da tarde desta quarta-feira (18). Ela faz parte da comitiva brasileira que esteve em Israel durante a escalada de tensões no Oriente Médio e que foi retirada da região após articulações diplomáticas envolvendo governos locais e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
De acordo com nota oficial da Prefeitura de Goiânia, a comitiva já está na Espanha, onde realiza parada técnica para abastecimento da aeronave, com previsão de nova escala em Cabo Verde antes do desembarque em solo brasileiro, na cidade de Natal (RN). De lá, Cláudia Lira segue viagem até Goiânia.
A vice-prefeita viajou a Israel no dia 9 de junho para participar de evento internacional que reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de diversas cidades do Brasil.
Conflitos
Com a intensificação dos conflitos entre Israel e Irã, o grupo enfrentou momentos de tensão e precisou buscar abrigo em bunkers de segurança. A operação de retorno foi realizada por via terrestre, com saída de Israel rumo à Jordânia na madrugada de segunda-feira (16), e posterior deslocamento até a Arábia Saudita.
Em vídeos publicados nas redes sociais durante a viagem, Cláudia Lira relatou a tensão vivida durante os ataques e agradeceu o apoio recebido. “Foram dias intensos em Israel, com muitas experiências, aprendizados e também momentos de atenção redobrada. Graças a Deus, estou bem e com o coração em paz”, disse.
Segundo a Prefeitura, todas as despesas da operação foram custeadas pelo governo de Israel.
Secretários do Governo
Outra comitiva, de secretários estaduais da Saúde, Rasível dos Reis, e da Agricultura, Pedro Leonardo, continuam em Israel aguardando informações das autoridades para voltarem ao Brasil.