Durante audiência de prestação de contas na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (24), o prefeito Sandro Mabel disse que deu “uma prensa” em um carroceiro que despejava lixo em um canteiro central, no Jardim Novo Mundo, Região Leste de Goiânia. O prefeito disse que ameaçou enviar o cavalo para abate em um frigorífico de produção de salsicha.
“Eu vou pegar esse cavalo seu e vou mandar ele lá pro frigorífico fazer salsicha dele, não é possível ficar estragando a cidade desse jeito”, afirmou o prefeito. Segundo Mabel, o carroceiro justificou a ação alegando que o ecoponto mais próximo ficava distante, no Jardim Guanabara.
O prefeito afirmou que pretende ampliar os ecopontos na cidade para oferecer alternativas mais acessíveis e adequadas para o descarte do lixo, de modo a evitar a prática de descarte irregular e garantir ambiente urbano mais limpo e organizado para a população. A Prefeitura de Goiânia já começou a demarcar 30 espaços temporários para descarte de entulhos.
Repúdio
O vereador Lucas Vergilio, presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Goiânia, afirmou ao Tribuna do Planalto que a fala do prefeito “foi infeliz e extremamente desrespeitosa com os princípios da proteção animal”.
Segundo a nota, a Comissão irá formalizar um requerimento à Prefeitura solicitando esclarecimentos sobre a fala e as políticas públicas efetivas voltadas ao bem-estar animal, especialmente no que diz respeito aos animais de tração.
“Como presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais da Câmara Municipal, repudio veementemente qualquer tipo de ameaça ou manifestação que incentive maus-tratos, ainda que em tom de ironia ou indignação. Animais não são objetos descartáveis. São seres sencientes, protegidos por leis federais, estaduais e municipais — e temos o dever de garantir sua integridade”, acrescenta Vergilio em nota.