O deputado federal Zacharias Calil (União Brasil) confirmou que já mantém diálogo com partidos como Podemos e Republicanos para viabilizar sua candidatura ao Senado em 2026. Em entrevista à coluna Poder em Jogo, do Mais Goiás, o parlamentar reforçou que sua decisão de concorrer à vaga é definitiva e que, se não for candidato, deixará a vida política.
“Dessa vez, não vou abrir mão da candidatura ao Senado. É irreversível”, afirmou. Calil lembra que em 2022 cogitou disputar a vaga, mas recuou para tentar unificar a base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que acabou lançando múltiplos candidatos. Agora, ele garante que não repetirá o movimento.
Com a incerteza sobre o cenário dentro do União Brasil, que avalia outros nomes como a primeira-dama Gracinha Caiado e o cantor Gusttavo Lima, Calil busca alternativas. O Podemos é a opção mais concreta no momento. O deputado já conversou com a presidente nacional do partido, Renata Abreu, que abriu as portas da legenda para seu projeto, em uma articulação intermediada pelo deputado Glaustin da Fokus, presidente do Podemos em Goiás.
No entanto, ele também considera outras siglas. “Conversei com Marcos Pereira, do Republicanos, e com lideranças do Novo, como o deputado Marcel Van Hattem. Todos mostraram interesse no meu nome”, revelou.
Apesar das articulações, Calil reconhece que sua permanência no União Brasil dependerá da decisão de Caiado. “Se o governador fechar com outro nome, minha posição dentro do partido fica inviável. Aí, terei que procurar outra legenda”, admitiu.