A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta terça-feira (9) a emenda que amplia de dois para cinco anos o prazo máximo dos contratos temporários de professores substitutos e servidores administrativos da rede municipal de ensino. A proposta foi apresentada pelo vereador Wellington Bessa (Mobiliza), líder do prefeito Sandro Mabel (UB) na Casa, durante a tramitação do projeto que trata da atualização do piso salarial dos profissionais da Educação.
Pela alteração aprovada, os contratos poderão ter duração inicial de até três anos, com possibilidade de uma única prorrogação, desde que o período total não ultrapasse cinco anos. Atualmente, a legislação municipal limita esses vínculos ao prazo máximo de dois anos.
A medida provocou intenso debate entre vereadores da base e da oposição. Críticos da proposta argumentam que a ampliação dos contratos temporários pode reduzir a realização de concursos públicos e aumentar a precarização dos vínculos na rede municipal. Já os defensores afirmam que a mudança garante maior continuidade no atendimento aos alunos e mais eficiência administrativa.
A vereadora Kátia Maria (PT) foi uma das principais vozes contrárias à proposta. Durante a discussão da matéria, ela classificou a emenda como um “jabuti” inserido em um projeto sem relação direta com o tema dos contratos temporários e afirmou que a medida pode comprometer a sustentabilidade do GoiâniaPrev, regime próprio de previdência dos servidores municipais.














