Skip to content

Mabel manifesta indignação por nova agressão contra coletores e pede rigor das autoridades

Motorista da equipe do Consórcio Limpa Gyn foi agredido no Setor Bueno na madrugada desta terça-feira (21); este é o terceiro caso do ano.


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 21/07/2026 - 14:07

Mabel manifesta indignação por nova agressão contra coletores e pede rigor das autoridades - Foto: Reprodução/Internet

Motorista da equipe do Consórcio Limpa Gyn foi agredido no Setor Bueno na madrugada desta terça-feira (21); este é o terceiro caso do ano.

O prefeito Sandro Mabel manifestou repúdio por mais um caso de agressão praticada contra equipes de coleta domiciliar de lixo em Goiânia na madrugada desta terça-feira (21). Um motorista da equipe do Consórcio Limpa Gyn foi agredido na Avenida T-37, no Setor Bueno, enquanto realizava seu trabalho.

Recebo com indignação mais um episódio de violência contra coletores de lixo em Goiânia. Este já é o terceiro caso neste ano, algo que não pode ser tratado como normal, afirmou o prefeito. A limpeza urbana não pode parar e muitos desses serviços precisam ser realizados durante a noite e a madrugada para reduzir os impactos no trânsito e na rotina da população. Quem está trabalhando para cuidar da cidade merece respeito.

Espero que este caso seja apurado com todo o rigor pelas autoridades competentes e que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados na forma da lei. Não vamos aceitar que trabalhadores sejam agredidos por estarem cumprindo seu dever. Goiânia será uma cidade cada vez mais organizada, e isso passa pela valorização e proteção de quem ajuda a manter limpa e funcionando.

A ocorrência foi registrada por câmeras de segurança, a Polícia Militar foi acionada e o motorista registrou boletim de ocorrência na delegacia com o apoio do Consórcio Limpa Gyn.

Outros casos

No dia 10 de junho, Sandro Mabel recebeu no Paço Municipal o motorista Douglas de Araújo Peres e os coletores Bruno Bernardo Pereira de Jesus e Thales Rangel Tavares de Souza, que haviam sofrido agressões. Os coletores relataram que episódios de desrespeito, ameaças e violência fazem parte da rotina enfrentada por muitos profissionais durante o exercício da função.

Em 3 de junho, um homem armado também agrediu e ameaçou os trabalhadores da limpeza urbana no Setor Negrão de Lima, região norte de Goiânia. Após ouvir os relatos dos trabalhadores, Mabel determinou medidas para melhorar a segurança dos coletores durante o serviço, levando em conta as situações enfrentadas diariamente pelas equipes.

A agressão contra trabalhadores da coleta de lixo é crime e pode ser denunciada à Polícia Militar (190) ou à Central de Atendimento da Prefeitura (156). A Lei nº 10.406/2002 (Código Civil) e a Lei nº 2.848/1940 (Código Penal) preveem punições para agressões físicas e danos ao patrimônio. Em caso de ameaça ou violência, as vítimas devem registrar boletim de ocorrência para que as autoridades possam investigar e responsabilizar os agressores.

LEIA MAIS: 

Flávio admite encontro com Vorcaro após prisão e diz que foi encerrar aporte a filme de Bolsonaro

Israel é eleito o país mais impopular do mundo; imagem é manchada por guerra e mortes de civis e jornalistas

Redação Tribuna do Planalto

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa