Skip to content

As eleições de domingo e a grandeza da democracia brasileira


Rodrigo Zani Por Rodrigo Zani em 05/10/2024 - 12:00

a vitalidade da democracia brasileira. O resultado pode influenciar as eleições nacionais de 2026.
A eleição deste ano reflete a vitalidade da democracia brasileira. O resultado pode influenciar as eleições nacionais de 2026. Foto:

No próximo domingo, cerca de 156 milhões de eleitores e eleitoras estarão aptos à votarem em todo o território nacional e escolherem seus respectivos representantes políticos nas cidades. Os números são impressionantes, estarão em jogo 5.571 cadeiras de prefeitos ou prefeitas e 60.311 cadeiras em câmaras municipais.

Somente o fundo eleitoral injetará na econômica cerca de 5 bilhões de reais que ao longo dessa campanha foram e estão sendo investidos em equipes técnicas jurídicas, produção e comunicação, escritórios de contabilidade e estruturas de campanha das mais variadas o possível.

No Brasil existem cerca de 28 partidos políticos reconhecidos pela justiça eleitoral, cerca de 15,7 milhões de brasileiros estão filiados à um desses partidos e nessas eleições aproximadamente 460.000 cidadãos e cidadãs se candidataram.

Em especial dois polos políticos protagonizam o debate político nos últimos anos e nas eleições municipais não está sendo muito diferente. De um lado está a esquerda, liderada pelo Partido dos Trabalhadores – PT na figura do seu principal líder, o presidente Lula e de outro lado está a direita que emergiu a partir da liderança do ex presidente Jair Bolsonaro, hoje acomodado nos braços do Partido Liberal – PL e seu presidente Valdemar da Costa Neto.

A pergunta é: as eleições municipais de 2024 serão o espelho para as eleições de 2026? Quem se sobressair esse ano terá mais força nas eleições estaduais e nacionais? Acredito quem sim! Cada um com sua força, suas estratégias, suas lideranças e estruturas disputam voto a voto o carinho e a confiança do eleitor brasileiro.

Nesse domingo desejo à todos e todas boas eleições e que votem com a consciência de que diante da urna eletrônica estarão depositando o futuro do Brasil e o fortalecimento da nossa jovem democracia. Boa sorte, Brasil!

 

Rodrigo Zani

É Secretário de Formação Política da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar do Brasil - UNICAFES

Pesquisa