A produção de grãos em Goiás deve alcançar 33 milhões de toneladas na safra 2024/2025, um aumento de 11,4% em relação ao ciclo anterior, segundo o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com esses números, Goiás se mantém como o quarto maior produtor de grãos do país, impulsionado principalmente pelo aumento nas colheitas de arroz, milho, soja, girassol e feijão. Além disso, a área plantada no estado também deve crescer 3,8%, atingindo mais de 7 milhões de hectares.
Além da expansão na produção, o rendimento médio por hectare em Goiás deve crescer 7,4%, destacando-se nas culturas de soja, girassol e milho. A produção de soja, por exemplo, deve ultrapassar 18 milhões de toneladas, com uma produtividade que chega a 3,8 toneladas por hectare. O arroz, que teve um aumento de 24% na área plantada, deve atingir uma produção estimada de 155 mil toneladas.
O secretário de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, ressalta que, apesar dos desafios climáticos, o setor se mantém forte. “Estamos fortalecendo o agronegócio goiano por meio de políticas públicas, tecnologia e crédito aos produtores. Goiás continua sendo referência no cenário agrícola nacional”, afirma o secretário.