A Justiça argentina executou nesta quinta-feira (14) o primeiro mandado de prisão contra um dos 61 brasileiros procurados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Joelton Gusmão de Oliveira, condenado a 17 anos de prisão no Brasil, foi detido em La Plata, província de Buenos Aires.
A captura de Oliveira atende a um pedido de extradição feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados aos ataques aos Três Poderes. Ao todo, 63 pedidos foram encaminhados à Argentina, resultando na emissão de mandados de prisão para os 61 foragidos.
O brasileiro havia sido solto no ano passado, mas com medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de deixar o país. No entanto, Oliveira descumpriu as determinações judiciais e fugiu para a Argentina.
Em fevereiro deste ano, ele foi condenado, junto com outros 14 réus, por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa armada.