Bem posicionada nas pesquisas de intenção de voto com mais de um ano para o pleito, aliados veem como natural a candidatura da primeira-dama Gracinha Caiado (UB) ao Senado e acreditam que ela só não irá para o pleito, se não quiser. Essa premissa, inclusive, faz com que atores da base caiadista articulem outros caminhos para 2026.
É o caso do deputado federal Zacharias Calil (UB). A Tribuna do Planalto já mostrou que ele conta com a candidatura de Gracinha dada como certa. Por isso, não vê espaço para ele na base do governador Ronaldo Caiado (UB) e por isso já conversa com outros partidos para disputar a eleição em 2026.
Se abriu mão da candidatura ao Senado em 2022, Zacharias Calil agora não vai desistir da disputa. Nesse sentido, partidos como o Podemos, Novo, Republicanos e Avante aparecem como caminhos possíveis.
Gracinha embora se mostre animada, ainda não crava a pré-candidatura. Questionada sobre o assunto, ela dá respostas protocolares e diz que 2026 ainda está distante. Certo é, que nos bastidores, ela também dá sinais que deve ir para o jogo eleitoral. Em março, por exemplo, ela comandará dois grandes eventos em Goiânia e Aparecida, maiores colégios eleitorais de Goiás.