O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, afirmou nesta quarta-feira (20) que não vê viabilidade para qualquer candidatura à presidência da República em 2026 sem o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada em entrevista ao Jornal O Globo após pergunta sobre o futuro do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que já manifestou intenção de entrar na disputa ao Palácio do Planalto.
“Se Caiado se tornar um candidato viável, teria todo meu apoio. Agora, não vejo viabilidade nenhuma para nenhum candidato no país sem o apoio de Bolsonaro e de Lula. Fatalmente, qualquer um com o apoio desses dois estará no segundo turno. Não vejo possibilidade de terceira via no país”, afirmou Ciro.
A fala do senador, ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, reforça a tese de que a eleição presidencial seguirá o roteiro das últimas disputas, com uma forte polarização entre Lula e Bolsonaro. O União Brasil articula uma aliança com o PP por meio de uma Federação de partidos. A direção do Progressistas já deu aval para que o acordo avance, enquanto no União Brasil há algumas dúvidas sobre a aliança.
Uma das lideranças contrárias é o governador Ronaldo Caiado. Nos bastidores, fala-se que ele não é favorável à aliança justamente por observar nela um obstáculo para sua pré-candidatura. Existe uma tese de que Ciro estaria de olho em emplacar seu nome como vice em uma candidatura apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).