O Vasco confirmou na noite desta terça-feira (3) a contratação de Renato Gaúcho para comandar a equipe até o fim da temporada. Assim, o treinador retorna a São Januário depois de 18 anos desde sua última passagem pelo clube.
Horas antes do anúncio oficial, Renato já havia sinalizado o acerto em suas redes sociais. Posteriormente, o clube formalizou o vínculo e detalhou a duração do contrato.
Negociação envolveu ajustes salariais
Renato estava sem clube desde que deixou o Fluminense, em setembro de 2025, após a eliminação para o Lanus na Copa Sul-Americana. Desde então, aguardava novo projeto no mercado.
Durante as tratativas, as duas primeiras propostas salariais foram recusadas. No entanto, a diretoria cruzmaltina reajustou os valores e chegou a um acordo considerado compatível com o orçamento previsto para um novo comandante, especialmente após a saída de Fernando Diniz.
Além disso, o estafe de Renato não costuma exigir multa rescisória elevada, fator que facilitou o desfecho positivo das conversas.
Nome já era desejo antigo da diretoria
Antes da contratação de Fabio Carille, no início de 2025, Renato era o principal alvo do presidente Pedrinho e de seus dirigentes. Contudo, à época, o treinador havia acabado de deixar o Grêmio e optou por um período sabático.
Agora, diante do cenário esportivo delicado, a cúpula de futebol retomou o contato e concluiu a negociação.

Histórico no clube
Aos 63 anos, Renato reassume o comando do Vasco após duas passagens anteriores. Ele treinou a equipe entre 2005 e 2007 e retornou em 2008. Ao todo, somou 115 partidas, com 45 vitórias.
Entretanto, sua última temporada terminou de forma negativa: o clube foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história. Curiosamente, Pedrinho, hoje presidente, integrava o elenco naquele período.














