Skip to content

Prefeita em exercício Cláudia Lira anuncia antecipação da data-base dos servidores municipais

Reajuste de 4,26% corresponde ao IPCA acumulado no ano de 2025 e será pago a partir de julho, em quatro parcelas. Impacto financeiro anual é de mais de R$ 52,5 milhões


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 29/05/2026 - 15:41

Prefeita em exercício Cláudia Lira anuncia antecipação da data-base dos servidores municipais
Prefeita em exercício Cláudia Lira anuncia antecipação da data-base dos servidores municipais / Foto: Divulgação

A prefeita de Goiânia em exercício, Coronel Cláudia Lira, anunciou nesta sexta-feira (29) a antecipação da data-base dos servidores municipais. O reajuste de 4,26% será pago a partir de julho, dividido em quatro parcelas. O impacto financeiro anual será de R$ 52.514.492,42.

“Em 2025, estávamos em um processo de calamidade financeira e a data-base foi paga em outubro. Este ano, a administração municipal está fazendo ajustes financeiros e antecipou o pagamento para julho”, explicou Cláudia Lira.

O índice de 4,26% corresponde ao IPCA acumulado de janeiro a dezembro de 2025, conforme cálculo da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

O pagamento será escalonado em quatro parcelas: 1,26% em julho e 1% em agosto, setembro e outubro. O impacto financeiro mensal será de R$ 8.022.272,85. O Comitê de Controle de Gastos (CCG) também participou da avaliação do impacto orçamentário.

O secretário da Fazenda, Oldair Marinho, destacou que o reajuste está dentro da capacidade financeira do município. “O índice definido foi de 4,26%, correspondente ao IPCA acumulado no ano de 2025”, pontuou. Ele lembrou que, em 2025, mesmo com dívidas superiores a R$ 5 bilhões, a administração priorizou o cumprimento da data-base como forma de valorização do servidor.

O reajuste não se aplica a algumas categorias específicas. Ficam de fora os empregados da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os profissionais do Magistério. Esses grupos são beneficiados por normas próprias.

O presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores no Município de Goiânia (Sindigoiânia), Marco Antônio dos Santos, agradeceu à prefeita em exercício pela antecipação. Ele também reconheceu o papel do presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo. “Tenho certeza de que o presidente Romário Policarpo vai priorizar a votação do projeto na Câmara Municipal”, afirmou.

O projeto de lei agora segue para a Câmara Municipal. Após aprovação em duas votações no plenário, será devolvido à Prefeitura para sanção do prefeito Sandro Mabel.

LEIA MAIS:

EUA passam a designar CV e PCC como organizações terroristas

Empresa mineradora, incorporada pela Vale, terá que recuperar área degradada e pagar indenização por danos morais coletivos

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa