O tema da saúde mental no trabalho tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, não sem motivo. Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2023, mais de 288 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos psicológicos, um número 38% maior do que em 2022. Essa realidade preocupante impacta não apenas a vida dos trabalhadores, mas também as empresas, que perdem em produtividade, eficiência e gastam com afastamentos e compensações.
O psicanalista Elias Silva, consultor e mentor executivo em saúde mental empresarial e segurança psicológica, alerta para a necessidade urgente de se discutir e implementar medidas para promover a saúde mental nas empresas. “Os números são alarmantes e não podemos mais ignorar esse problema”, afirma Silva. “Colocar o tema da saúde mental na mesa dos escritórios e empresas é fundamental para garantir a sobrevivência e qualidade das mesmas no futuro”, enfatiza Elias Silva, que é diretor do Instituto Self de Psicanálise.
Impacto
O impacto da saúde mental no trabalho não se limita ao Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade são responsáveis pela perda de 12 bilhões de dias de trabalho por ano no mundo, custando à economia global quase 1 trilhão de dólares. Estima-se que a perda de eficiência da mão de obra devido a transtornos mentais seja de R$100 a R$110 bilhões por ano.
Para lidar com esse desafio, Silva defende a criação de estratégias eficazes e métricas para a construção de equipes saudáveis. “É preciso ouvir os gestores, líderes e todos que possuem poder de decisão sobre o bom andamento da operação”, explica. “Com base na realidade de cada local, podemos desenvolver ações personalizadas que atendam às necessidades específicas da equipe.”
O especialista também destaca a importância do papel dos líderes no processo de promoção da saúde mental no trabalho. “Em minha experiência como consultor, vejo que muitos líderes, apesar de amarem o que fazem, estão cansados e precisam de cuidados”, afirma Silva. “É fundamental que os líderes também recebam atenção e apoio para que possam cuidar de si mesmos e de suas equipes.”
Profissionais qualificados
Para auxiliar as empresas nesse processo, Elias Silva recomenda a busca por profissionais especializados em saúde mental no trabalho. “Existem ótimos profissionais que podem ajudar as empresas a lidar com grandes projetos e construir equipes saudáveis”, diz. “Investir em profissionais qualificados é um investimento no futuro da empresa.”
Na visão do psicanalista, a saúde mental no trabalho é um tema que não pode mais ser ignorado. “As empresas que se comprometerem com a promoção da saúde mental de seus colaboradores estarão investindo em um futuro mais próspero e sustentável”, arremata.