Skip to content

Alta velocidade lidera infrações em Goiás no início de 2025

Excesso de velocidade representa quase metade das multas aplicadas no estado no primeiro trimestre do ano


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 27/05/2025 - 18:00

Excesso de velocidade lidera autuações no estado em 2025 (Foto: reprodução).

O excesso de velocidade voltou a figurar no topo do ranking de infrações de trânsito em Goiás. Segundo levantamento da Zapay, fintech especializada na gestão de débitos veiculares, 46,8% das autuações registradas entre janeiro e março de 2025 foram aplicadas a motoristas que trafegavam até 20% acima do limite permitido.

Outras infrações

Além da velocidade, outras irregularidades foram identificadas no início do ano: veículos não licenciados (2,87%), avanço de sinal vermelho (2,82%), direção sem habilitação (2,60%) e não utilização do cinto de segurança (2,45%).

Queda anterior

Em 2024, os números indicavam um cenário de melhora. Houve redução de 43,8% nas multas por excesso de até 20% da velocidade, em comparação com 2023. Também caíram as autuações por velocidade entre 20% e 50% acima do permitido (queda de 38,4%) e por mais de 50% (queda de 43,4%).

Preocupação nacional

De acordo com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco para acidentes fatais nas vias brasileiras. O aumento nas infrações em Goiás, mesmo que parcial, acende um alerta para a necessidade de intensificar ações educativas e reforçar a fiscalização no trânsito estadual.

 

Leia também:

Colisão contra árvore mata uma pessoa e fere três na BR-153, em Mara Rosa

 

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Leia também

Nenhuma publicação encontrada
Pesquisa