O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), destacou a ligação do governador Ronaldo Caiado (UB) com o movimento ruralista brasileiro e, em discurso entusiasmado e carregado de simbolismo político, ressaltou resultados positivos do Governo de Goiás para elencar índices negativos do Governo da Bahia, administrado pelo petista Jerônimo Rodrigues. Reis é anfitrião do lançamento da pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (UB), na capital baiana, nesta sexta-feira (4).
Diante de lideranças políticas, empresariais e comunitárias da Bahia, de Goiás e de outros estados, Bruno reforçou a imagem de Caiado como um líder com base, história e densidade política para disputar protagonismo em nível federal.
“Mesmo sem ainda ocupar cargo eletivo, já era uma liderança nacional à frente do movimento ruralista. Isso mostra o tipo de liderança que você representa, e é justamente o tipo que mais admiro: aquela que formula ideias, tem coragem de colocá-las em prática e, acima de tudo, entrega resultados”, afirmou o prefeito ao rememorar o papel dele na organização do setor agropecuário e sua atuação como uma das vozes mais influentes do movimento ruralista nas décadas de 1980 e 1990.
O discurso de Bruno foi visto como estratégia para posicionar Caiado como um aliado de trânsito nacional e com conexões com setores da economia, especialmente o agronegócio, um dos pilares da política brasileira.
Contraste de governo
Além de exaltar a experiência e o currículo de Caiado, Bruno Reis também contrastou a atuação do governador com o cenário atual da Bahia, sob gestão petista. Sem citar diretamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Salvador alfinetou a condução administrativa do estado ao afirmar que “onde Caiado passa, ele deixa sua marca e constrói história”.
“Hoje, sem sombra de dúvida, é disparado o melhor governador do Brasil”, disparou Bruno ao comparar, segundo ele, realidades de Goiás com a Bahia.
“Enquanto a Bahia tem hoje uma das maiores taxas de homicídio do Brasil, Goiás está entre os estados que mais reduziram os índices de violência”, afirmou. “Na mortalidade infantil, o governador Caiado alcançou o menor índice da história do estado. Isso mostra o compromisso de quem governa com seriedade, planejamento e responsabilidade com a vida das pessoas”, completou.
A segurança pública de Goiás foi tratada como uma vitrina nacional, enquanto a segurança pública da Bahia é uma das áreas mais críticas no estado nordestino, com números desfavoráveis em nível nacional.
Cidadão baiano
Autor da propositura que tornou Ronaldo Caiado em 2011, Bruno Reis justificou que a relação de Caiado com a Bahia vai além da política, é também afetiva, já que a esposa, primeira-dama Gracinha Caiado, é natural de Feira de Santana (BA).
“Tenho certeza, Caiado, que naquele dia você também se apaixonou por todos nós, baianos e soteropolitanos”, disse Reis ao emendar que a homenagem a Caiado foi a única homenagem do tipo concedida por ele como parlamentar. “Naquele momento, eu já antevia o seu grande potencial”, registrou.