A partir desta terça-feira (01/10), os agropecuaristas goianos podem realizar o cadastro de suas propriedades rurais totalmente online. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) implementou o autocadastro através do Sistema de Defesa Agropecuário (Sidago), e está disponível no link: www.goias.gov.br/agrodefesa. Assim, os produtores não precisam mais se deslocar até uma unidade da Agência para entregar documentos obrigatórios, tornando o processo mais ágil e eficiente. Essa mudança visa facilitar e ampliar o cadastramento de propriedades em Goiás.
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, ressalta que essa iniciativa moderniza os processos do governo e oferece benefícios significativos para os agropecuaristas. Ele afirma que essa digitalização aumentará a quantidade de cadastros e, portanto, melhorará o planejamento de ações que asseguram a sanidade agropecuária e a qualidade dos alimentos produzidos no estado. “Isso representa um ganho para o setor como um todo”, afirma Ramos.
Para se cadastrar, o produtor deve acessar o site do Sidago e seguir um passo a passo simples. Ele precisará ter a Inscrição Estadual ativa e anexar os documentos obrigatórios durante o cadastro. Após a análise, se aprovado, receberá a confirmação junto com a senha de acesso ao sistema. Além disso, a Agrodefesa informa que o cadastro é obrigatório, especialmente para os produtores de soja, que devem atualizar suas informações a cada nova safra. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), essencial para o transporte de animais, também depende desse cadastro.