Skip to content

Começa em Anápolis o maior exercício aéreo militar do Brasil com estreia do caça Gripen

Treinamento reúne Exército, Marinha e Aeronáutica na Base Aérea de Anápolis até o fim de maio em missões de alta complexidade


Por Carlos Nathan Sampaio em 12/05/2026 - 14:58

Caça Gripen da FAB realiza primeira interceptação de aeronave civil em treino próximo a Brasília
(Foto: Divulgação)

Teve início nesta segunda-feira (11), na Base Aérea de Anápolis, o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2026, com o caça F-39 Gripen, considerado atualmente o maior treinamento operacional realizado no âmbito do Comando de Preparo da Força Aérea Brasileira. A operação reúne militares, aeronaves e estruturas da Aeronáutica, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil em ações integradas de defesa e combate de alta complexidade.

O exercício marca um momento histórico para a defesa brasileira: pela primeira vez o caça F-39 Gripen participa oficialmente do EXCON. A presença da aeronave, considerada uma das mais modernas em operação no país, representa um novo estágio na preparação operacional da FAB e no uso do sistema de defesa aeroespacial brasileiro.

Tradicionalmente realizado no Sul do país, o Escudo-Tínia acontece pela primeira vez no Centro-Oeste, consolidando Anápolis como um dos principais polos estratégicos da aviação militar brasileira. A Base Aérea da cidade já abriga unidades responsáveis pela defesa aérea nacional e se tornou referência na operação dos caças Gripen no Brasil.

Segundo o diretor do exercício, o brigadeiro do ar Paulo Cezar Fischer da Silva, o treinamento funciona como um grande teste para as unidades aéreas e para a integração entre as Forças Armadas. “Aqui conseguimos avaliar, em um cenário mais complexo, como nossas tripulações empregam os meios aéreos e desenvolvem novas táticas, técnicas e procedimentos. Neste ano, o exercício ganha ainda mais relevância com a participação conjunta da Marinha e do Exército, além da presença do Gripen”, afirmou.

Além do F-39 Gripen, participam do treinamento aeronaves A-1M, A-29 Super Tucano, F-5M, E-99, KC-390 Millennium e C-105 Amazonas. O exercício também mobiliza estruturas de defesa antiaérea, infantaria, comando e controle, comunicações, saúde militar e defesa cibernética.

O principal objetivo do EXCON Escudo-Tínia é ampliar a interoperabilidade entre as três Forças Armadas, fortalecendo a capacidade de atuação conjunta em cenários simulados de crise ou conflito. Durante o treinamento serão executadas missões como apoio aéreo aproximado, assalto aeroterrestre, defesa aérea, evacuação aeromédica, infiltração de tropas, reconhecimento armado, ressuprimento aéreo e supressão de defesas inimigas.

As atividades seguem até o dia 29 de maio e devem movimentar intensamente a Base Aérea de Anápolis, considerada atualmente uma das estruturas mais estratégicas da FAB para operações de combate e defesa do espaço aéreo brasileiro.

Pesquisa