skip to Main Content

Dezembro Vermelho


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 03/12/2023 - 15:40

Dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil vem registrando uma queda nos casos de HIV/Aids, mas essa tendência não vale para a população jovem, de 15 a 29 anos. Nesse grupo etário, o índice, ao contrário, tem aumentado, chegando a 53,3% dos infectados na faixa de 25 a 29 anos. 

Os números do ministério apontam crescimento também dos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes. É uma tragédia que poderia ser evitada por uma medida simples: o uso de preservativo nas relações sexuais. O Dia Internacional de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, e o mês dedicado à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, o Dezembro Vermelho, deveriam acender um alerta que chegasse a todos.

No entanto, a comunicação dos órgãos de saúde, públicos e corporativos, está falhando ao não conseguir chegar principalmente a esses jovens. Um dos indicadores disso é – infelizmente e mais uma vez – a baixa cobertura vacinal. A vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, segundo o MS, tem cobertura de parcos 27,7% entre os meninos na segunda dose. Já entre as meninas, a cobertura é maior, atingindo 54,3%, mas ainda longe dos 95% recomendados.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove, durante todo o mês, campanha para alertar sobre o tema. Diretora de Comunicação da SBU e uma das responsáveis pela campanha, Karin Jaeger Anzolch diz que os urologistas têm percebido que o uso dos preservativos nas relações sexuais tem decaído muito nos últimos anos, enquanto a transmissão das ISTs segue em alta.

Como se não bastasse, a SBU aponta que muitas dessas infecções estão se tornando resistentes aos tratamentos existentes. Isso só reforça a necessidade de uma comunicação mais clara e efetiva que fale aos ouvidos do público que mais dela necessita.

Leia também