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Dia das Mães deve levar 78% dos consumidores às compras

Levantamento feito nas capitais brasileiras, incluindo Goiânia, aponta tíquete médio de R$ 298


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 06/05/2025 - 15:35

Dia das Mães deve movimentar comércio

Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostrou que cerca de 126,9 milhões de brasileiros devem ir às compras para o Dia das Mães. No total, a data deve movimentar R$ 37,75 bilhões no setor de comércio e serviços em todo o país.

O levantamento, realizado nas capitais brasileiras, incluindo Goiânia, apontou que 78% dos consumidores pretendem presentear alguém no Dia das Mães. As mães lideram a lista (77%), seguidas pelas sogras (18%) e esposas (17%). Entre os produtos mais procurados estão perfumes (47%), roupas e calçados (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%).

O tíquete médio previsto é de R$ 298. Homens devem gastar mais (R$ 334), assim como consumidores das classes A e B (R$ 351). Do total, 15% pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200, e 11% até R$ 100.

A percepção de aumento de preços é uma realidade para 69% dos entrevistados. Ainda assim, 39% disseram que pretendem gastar mais do que no ano passado, seja para adquirir um presente melhor (60%), porque os itens desejados estão mais caros (44%) ou porque vão comprar mais de um presente (31%). Outros 37% devem manter os gastos e 16% pretendem reduzi-los, principalmente por motivos financeiros.

Lojas físicas estão entre as preferências dos consumidores

Mesmo com o avanço das plataformas digitais, as lojas físicas continuam sendo a principal escolha dos consumidores: 80% devem realizar compras para o Dia das Mães presencialmente, com preferência por shopping centers (32%), centros comerciais populares (19%) e lojas de rua (11%).

Nas compras online, ao menos 45% dos consumidores planejam fazer parte das aquisições pela internet, principalmente por aplicativos (73%), sites (69%) e redes sociais como o Instagram (28%). Entre os que devem comprar em sites ou apps internacionais, os motivos são a variedade de produtos (72%), preços mais baixos (61%) e economia geral (31%).

Quase 80% irão pesquisar preços

A pesquisa de preços será rotina para 79% dos consumidores, sobretudo pela internet (85%). Além disso, 68% afirmaram que também buscarão referências em lojas físicas, especialmente em shoppings (47%) e no comércio de rua (32%).

Quanto à forma de pagamento, 67% devem optar pela compra à vista, com o PIX liderando (46%), e 56% pretendem parcelar, especialmente com cartão de crédito (31%), em média, em quatro vezes.

O levantamento também aponta que 27% dos entrevistados costumam gastar mais do que o planejado neste Dia das Mães, 32% dos que pretendem comprar presentes estão com contas em atraso e 13% admitem que deixarão de pagar alguma conta para garantir o presente.

A maioria dos consumidores (82%) arcará sozinha com o valor do presente, mas 13% devem dividir os custos, principalmente com irmãos (56%) e outros familiares (34%).

Dia das Mães

Superintendente da CDL Goiânia, Hélia Gonçalves, destaca a importância do Dia das Mães para o varejo no primeiro semestre, servindo como termômetro para o restante do ano. Apesar da retração nos números nacionais, ela nota um aumento no fluxo de clientes nas lojas da região, o que considera positivo para o setor. Contudo, a executiva ressalta a necessidade de cautela. “Os dados finais após a data comemorativa permitirão analisar o efeito de fatores como inadimplência e juros altos no comércio. Essa análise indicará com maior precisão o comportamento do consumidor nas próximas celebrações.”

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