Nessa época de temperaturas mais altas, nada mais gostoso do que um bom açaí, né? E que tal uma garapa para acompanhar o pastel na feira? Mas é bom ter cuidado com esses alimentos. A Vigilância Epidemiológica da Bahia emitiu um alerta sobre o surto oral da doença de Chagas após confirmar cinco casos e uma morte no primeiro semestre deste ano.
A doença, causada pelo parasita chamado Trypanosoma cruzi, é tradicionalmente conhecida por ser transmitida pela picada do inseto barbeiro, mas, nos últimos anos, a doença passou a ter maior abrangência na forma oral, por causa de alimentos contaminados. A Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que 70% dos casos registrados são através da transmissão oral. E os principais alimentos alvos da contaminação são o açaí e o caldo de cana, a tradicional garapa.
Açaí
O Açaí mais consumido no Brasil é o industrializado, portanto, o problema maior não fica por conta dele. Com o processo de aquecimento a 80ºC, resfriamento e lavagem, o protozoário fica inativo e o produto seguro para o consumo. O problema acontece quando esse alimento é preparado de forma caseira, sem a devida higienização, e repassados para venda.
Garapa
A garapa também corre risco de contaminação quando é feita de maneira artesanal, sem os procedimentos de higienização. O problema acontece quando o inseto ou suas fezes são moídos juntos com a cana-de-açúcar.
Como evitar
A higienização é a principal maneira de evitar a transmissão oral da doença. Por isso, é preciso ficar de olho nos locais em que os produtos são vendidos, se eles possuem alvarás da Vigilância Sanitária para funcionamento, produção e venda dos alimentos.