Skip to content

Em campanha por vaga na Câmara, Delúbio organiza caravana de Goiás para ato de Lula no ABC

Candidato a deputado federal pelo PT mobiliza militância goiana para evento que abrirá campanha presidencial em São Bernardo do Campo


Domingos Ketelbey Por Domingos Ketelbey em 12/08/2026 - 10:41

Delúbio abraça Lula em Goiás (Foto: Reprodução)

Candidato a deputado federal por Goiás, Delúbio Soares prepara uma caravana de militantes para acompanhar, no próximo domingo (16), o lançamento da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

O movimento ajuda a mostrar a estratégia de Delúbio nesta eleição. Embora esteja de volta às urnas em busca de uma vaga na Câmara dos Deputados, o ex-tesoureiro nacional do PT pretende manter Lula no centro de sua campanha e atuar também como articulador da mobilização presidencial em Goiás.

A equipe do petista organiza ônibus que deixarão o estado no sábado (15), com militantes, filiados e simpatizantes interessados em participar do ato. A previsão é de retorno a Goiânia na madrugada de segunda-feira.

Delúbio é amigo de longa data de Lula e tem usado essa proximidade como uma das marcas de sua volta à disputa eleitoral. Em entrevista recente ao jornalista Domingos Ketelbey, colunista da Tribuna do Planalto, afirmou que sua candidatura não tem como objetivo reconstruir a própria imagem depois dos episódios que marcaram sua trajetória política.

“Eu não sou candidato para resgatar minha imagem. Sou candidato para ajudar o presidente Lula nas eleições”, disse.

A caravana também deve ter a participação do candidato do PT ao Governo de Goiás, Luís César Bueno. A presença dos dois reforça a tentativa da legenda de vincular sua chapa estadual à candidatura presidencial em um estado onde Lula historicamente encontra maior resistência eleitoral.

O ato foi marcado para o Estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, um dos principais símbolos da trajetória política de Lula. O local recebeu grandes assembleias de trabalhadores durante as greves do ABC no fim da década de 1970, quando o atual presidente se projetou nacionalmente como liderança sindical.

A escolha da data também não é casual. O dia 16 de agosto marca o início oficial da propaganda eleitoral nas ruas e na internet, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral. O prazo para os partidos apresentarem os pedidos de registro de candidaturas termina no sábado (15).

 

Pesquisa