Goiânia iniciou o domingo, 25, coberta por uma espessa nuvem de fumaça. A previsão do tempo do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) para hoje previa a chegada de um ar frio de origem polar e uma queda na umidade do ar. Segundo o gerente André Amorim, a capital amanheceu com temperatura de 10ºC e a máxima não deve ultrapassar os 30ºC.
O Cimehgo, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), explicou que a fumaça observada é resultado de queimadas na região amazônica, sudeste do Brasil, e também nas áreas de Goiás. A combinação dessas fontes de fumaça e a frente fria que avança pelo país contribuíram para a atual condição atmosférica.
De acordo com o Cimehgo, a presença densa de fumaça e o material particulado disperso, juntamente com o baixo índice de umidade relativa do ar, estão agravando as condições respiratórias da população. Para minimizar os impactos à saúde, o Cimehgo recomenda que a população tome precauções como evitar atividades ao ar livre e manter ambientes internos bem ventilados. O órgão também alerta que a qualidade do ar permanecerá ruim pelas próximas 48 horas.
Ver essa foto no Instagram
Nota do Cimehgo
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), explica que o avanço de uma frente fria pelo país contribuiu para empurrar e trazer fumaça decorrente de queimadas da região amazônica e sudeste do Brasil, somando-se a fumaça produzida pelas queimadas em Goiás, criando o cenário observado neste domingo, dia 25/08/2024.
O CIMEHGO observa que as condições respiratórias da população se agravam ainda mais, em razão da fumaça e do material particulado disperso na atmosfera, como também o baixo índice de umidade relativa do ar, comum em Goiás nesse período de ano. Portanto, recomenda-se a população que tome cuidados como a saúde, nível de alerta.
Alerta para a qualidade do ar ruim para as próximas 48 horas.