skip to Main Content

Goiânia lança campanha Maio Amarelo com foco na redução de acidentes por excesso de velocidade


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 05/05/2024 - 13:34

Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a iniciativa se concentrará em quatro eixos temáticos ao longo do mês

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), dá o pontapé inicial na Campanha Maio Amarelo 2024 nesta segunda-feira (6/5), às 8h, na Avenida Tocantins com a Rua 3, no Centro. Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a iniciativa se concentrará em quatro eixos temáticos ao longo do mês, começando com o combate ao excesso de velocidade, principal infração nas vias da capital.

Dados preocupantes revelam que, nos últimos dois anos, as multas por excesso de velocidade em Goiânia chegaram a quase meio milhão: 469.266 em 2022, 441.281 em 2023 e 164.976 até 15 de abril deste ano. Registradas por equipamentos eletrônicos, as infrações evidenciam a necessidade de ações educativas e fiscalizadoras rigorosas.

O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, aponta a falta de planejamento como um dos principais motivos para o excesso de velocidade. “Muitas vezes, o condutor sai atrasado e tenta recuperar o tempo no volante, ignorando os limites de velocidade”, explica. Soma-se a isso a escolha frequente de rotas congestionadas, quando alternativas mais fluidas poderiam ser utilizadas.

Outro fator agravante é a subestimação dos riscos do excesso de velocidade. “O condutor acredita ter total controle do veículo e poder reduzir a qualquer momento, o que nem sempre é possível. Essa falsa sensação de segurança resulta em infrações e, em casos extremos, em acidentes graves”, alerta Torrubia.

Todas as infrações por excesso de velocidade são registradas em vias sinalizadas, com radares eletrônicos, semáforos e redutores de velocidade. “Não há autuações em ruas sem sinalização. O controle da velocidade é feito por equipamentos eletrônicos. A responsabilidade pela segurança no trânsito é de todos”, reforça o secretário.

Implantada em 2016 no Centro da capital, a Zona 40 se consolidou como um exemplo de sucesso na redução de acidentes e mortes. Desde sua criação, apenas um óbito foi registrado por desrespeito à velocidade da via. Estudos comprovam a efetividade da medida: quando um pedestre é atropelado a 60 km/h, a chance de morte é de 98%, enquanto a 40 km/h essa porcentagem cai para 35%.

Radares estáticos estão presentes em pontos estratégicos das Avenidas Araguaia, Tocantins, Anhanguera e Paranaíba, além de ruas adjacentes. “Essas vias concentram o maior número de autuações por excesso de velocidade. Apesar disso, podemos dizer que as ações implementadas foram exitosas”, ressalta Torrubia.