A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta sexta-feira (7) a implantação do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que prevê a proibição de estacionamento e a liberação de uma terceira pista em importantes corredores viários da capital. O objetivo é beneficiar o transporte coletivo e motociclistas, agilizando o trânsito em pontos críticos. O programa, que faz parte do novo plano de mobilidade do prefeito Sandro Mabel (União Brasil), será implantado em 26 vias arteriais, totalizando 250 quilômetros de intervenções até o próximo ano.
As primeiras mudanças começam na próxima semana, nas avenidas Jamel Cecílio/136 e Castelo Branco/Mutirão. De acordo com o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, quatro ações serão iniciadas na segunda-feira (10): instalação de placas de proibido parar e estacionar, retirada de barreiras New Jersey no viaduto da Castelo Branco, remoção de tachões de reserva de vagas na terceira pista e o início de campanhas educativas.
Com a desobstrução das vias, a gestão municipal espera reduzir o tempo de viagem em até 30% para condutores e passageiros do transporte coletivo. “Queremos que se possa andar mais rápido, principalmente o transporte coletivo”, destacou Sandro Mabel. A expectativa é que os corredores exclusivos ajudem a melhorar a fluidez do trânsito e o desempenho do transporte público na cidade.
Outras intervenções também serão implementadas nos 14 pontos considerados críticos para o trânsito. Entre elas, estão a realocação de pontos de táxi, remoção de caçambas e a eliminação de conversões à esquerda. Os próximos corredores a receberem o programa incluem a Avenida Anhanguera (trecho do BRT Norte-Sul), as avenidas 24 de Outubro, Mangalô, T-10, 85, Independência e o corredor formado pela 5ª Avenida com a Avenida São Francisco. Outros 16 corredores ainda serão divulgados pela prefeitura.
O programa também prevê modernizações no sistema semafórico da capital. Está prevista a implantação de um parque semafórico inteligente e interligado, que dará prioridade ao transporte coletivo. A Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) será criada para monitorar o fluxo de veículos e os semáforos inteligentes serão geridos pela Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob), com controle remoto em tempo real.
Outra medida anunciada é a metronização dos BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste, que passarão a operar exclusivamente para embarque e desembarque. Para garantir a eficiência do sistema, a CITT será integrada a câmeras de monitoramento do transporte público, do trânsito e da Guarda Civil Metropolitana. “Hoje, o sistema de transporte já tem câmeras em todos os ônibus e terminais. Podemos integrar isso ao monitoramento do trânsito e agir de forma rápida para otimizar a mobilidade urbana”, explicou o titular da SET.
Sandro Mabel também confirmou que a “muralha digital”, promessa da gestão anterior, será implementada em parceria com a CITT. Com cerca de 10 mil câmeras distribuídas pela cidade, o sistema permitirá o reconhecimento de rostos e placas de veículos, auxiliando as forças de segurança no monitoramento e combate ao crime.
O prefeito garantiu que os primeiros semáforos inteligentes começam a ser instalados dentro de cem dias. “A licitação dos radares já tem vencedor e está em implantação. Já os semáforos, devemos fazer uma compra direta pela RedeMob. Em cem dias, alguns já devem estar chegando”, afirmou. Com essas ações, a gestão municipal aposta em um sistema de mobilidade mais eficiente, priorizando o transporte coletivo e reduzindo a dependência do transporte individual.