A denúncia oferecida pelo Ministério Público de Goiás contra o vereador de Planaltina Lincon Albuquerque pelo crime de injúria racial cometido contra o também vereador Carlos Lopes Ribeiro foi recebida pela 2ª Vara Criminal da comarca.
O vereador, agora réu na ação penal, teria injuriado Carlos, ofendendo sua dignidade e decoro em razão de sua raça, ao insinuar por sons e gestos, que a vítima era um macaco, conforme apontado pelo promotor de Justiça José Soares Júnior.
Conforme apurado, o fato ocorreu no dia 13 de novembro do ano passado, durante a 174ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. De acordo com inquérito policial, os fatos se deram durante a votação de um projeto de lei, ocasião em que a vítima pediu a palavra afirmando ser contrária à proposta, iniciando uma discussão entre os vereadores sobre o assunto.
Já o réu se posicionou contrariamente a Carlos, sendo retomada a discussão após a votação da proposta, desta vez, com embate apenas entre os dois, culminando com a injúria racial. (Texto: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MPGO)