Skip to content

Marcelo Baiocchi Carneiro é reeleito para novo mandato no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Goiás

Presidente e diretoria foram reconduzidos por unanimidade dos 35 sindicatos filiados para o quadriênio 2026-2030


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 18/05/2026 - 15:12

# Marcelo Baiocchi Carneiro é reeleito para novo mandato no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Goiás
# Marcelo Baiocchi Carneiro é reeleito para novo mandato no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Goiás

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, foi reeleito por unanimidade nesta segunda-feira (18/5) para um novo mandato de quatro anos (2026-2030) à frente da entidade. O pleito foi realizado com apresentação de chapa única, formada pela totalidade dos 35 sindicatos filiados à federação.

Os demais integrantes da diretoria também foram reconduzidos para seus postos de liderança. Após a proclamação do resultado, o presidente reeleito reafirmou o compromisso da Diretoria 2026-2030 com a execução da plataforma de gestão traçada para o novo quadriênio.

Prioridades da nova gestão

Entre as prioridades do novo mandato estão a conclusão das obras de modernização da infraestrutura do sistema. Além disso, a nova gestão dará ênfase à representação classista robusta e de qualidade, à ampliação das ações em busca de novos mercados, com foco no comércio exterior, e ao reforço das ações sociais e de assistência a empreendedores e trabalhadores.

“O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Goiás segue começando com S de Sindicatos nessa nova gestão”, afirmou Baiocchi. Ele agradeceu às 35 entidades afiliadas pelos “votos de confiança e aprovação” ao trabalho conjunto realizado nos dois primeiros ciclos de gestão.

Unidade e conquistas

O presidente reeleito disse que as conquistas do sistema são resultado da determinação, do trabalho e da parceria de sindicatos, empresas, empreendedores e colaboradores. “Obrigado pela confiança, por essa unidade sem precedentes em torno desses nobres objetivos”, afirmou.

“A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Sesc, o Senac e o Instituto Elias Bufáiçal somos esta instituição forte, respeitada e realizadora porque nós nos unimos em torno do elevado propósito de gerar empresas e empregos, de crescer e fazer mais com menos e trabalhar em parceria”, declarou.

Obras e infraestrutura

No portfólio de novas obras está a construção do novo prédio conceito do sistema no imóvel da entidade localizado na Avenida Jamel Cecílio. A edificação vai permitir a conclusão da unificação da administração da entidade.

Outra inovação do novo ciclo da gestão é o Programa de Escolas Móveis. Quando estiver plenamente implantado, o programa vai permitir preparar até 20 mil trabalhadores por ano para o mercado de trabalho.

“A formação para o trabalho é um dos desafios na geração de emprego e de renda e para a retenção de colaboradores. Trabalhadores preparados permanecem mais tempo em seus empregos e têm muito mais oportunidades de crescimento”, observa Baiocchi.

Eventos e inovações

Entre os marcos da gestão anterior estão a realização da Expo Fecomércio e da Feira da Indústria, Comércio, Habitação e Empreendedorismo (FIC). A gestão também implantou a primeira Fecomércio Jovem do País, voltada ao empreendedorismo de empresários que estão entrando no mercado.

Outra inovação foi a criação do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Estado de Goiás (Cetur), que reúne as principais entidades do trade turístico goiano. O sistema também atuou na criação do Pacto Goiás pela Inovação, movimento colaborativo para transformar o estado em polo de referência nacional em tecnologia e empreendedorismo.

Comércio exterior

A gestão 2022-2026 implantou e consolidou a Câmara de Comércio Exterior do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a Fecomex. “Com a economia de Goiás crescendo acima da média nacional, o comércio internacional se tornou percurso obrigatório na abertura de novos mercados para nossas empresas”, afirma Baiocchi.

Em quatro anos, a Fecomex promoveu dezenas de reuniões bilaterais e realizou missões comerciais para Estados Unidos, Holanda, Itália, Romênia e Índia. Já estão confirmadas missões para Paraguai (agosto), Milão e Chipre (outubro) e Nova York (janeiro de 2027).

Instituto Elias Bufáiçal

Entre as principais inovações da gestão anterior está a criação do Instituto Elias Bufáiçal (IEB). O instituto foi implantado com o objetivo de ofertar benefícios sociais e de saúde de qualidade para empreendedores e trabalhadores do comércio.

O IEB tem atualmente 25 sindicatos patronais afiliados e responde pelos cuidados de 27 mil vidas. A ampliação da carteira de associados está entre as prioridades da gestão 2026-2030.

Representação classista

O sistema reforçou e qualificou a representação e a defesa das 35 entidades que compõem a federação. A Assessoria Legislativa acompanha de perto as iniciativas governamentais que impactam a rotina dos sindicatos e empresas do setor.

“As mudanças no arcabouço legal de funcionamento do setor precisam desse suporte técnico e da interlocução política republicana e de alto nível”, pondera Baiocchi.

LEIA MAIS:

Partido de Netanyahu propõe dissolução do parlamento israelense em meio a crise política e ocupação em Gaza

Paulinho da Costa se torna o primeiro brasileiro a ganhar estrela na Calçada da Fama de Hollywood

 

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa