O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu nesta quarta-feira( 26) aos 77 anos de idade. Ele estava internado desde o início de janeiro, quando começou seu segundo mandato no cargo. Ele teve uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado pela equipe médica nesta madrugada e o boletim médico divulgado já tratava a situação de Fuad como “bastante grave”.
Em seu lugar, assume a prefeitura da capital mineira seu vice, Álvaro Damião (União Brasil). Damião, que tem 54 anos de idade, é formado em jornalismo e trabalhou por 30 anos como repórter esportivo.
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nota de pesar e disse que Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte.
“Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.”, publicou. “A cidade se despede com gratidão e reverência.”
Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social. Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, sendo reeleito em 2024.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, declarou em nota que se solidariza “com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos”.
Informações sobre o velório e homenagens ainda não foram divulgadas.