Skip to content

Ozempic e Saxenda são investigados após casos de pensamentos suicidas

Medicamentos são utilizados para o controle da diabetes e perda de peso. Comitê de Avaliação de Risco da Europa investiga efeitos colaterais


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 13/07/2023 - 08:27

Casos foram relatados na Islândia. A farmacêutica diz que, até agora, não encontrou nenhuma associação causal entre o medicamento e os pensamentos autodestrutivos

A Agência Europeia de Medicamentos está investigando o medicamento usado para diabetes Ozempic e o para perda de peso Saxenda, ambos da farmacêutica Novo Nordisk. O motivo é que três casos de pacientes com pensamentos suicidas ou de automutilação foram registrados.

Um comitê de segurança da Agência analisa os eventos adversos trazidos pelas substâncias semaglutida (na Ozempic) e a liraglutida (Saxenda). Os casos foram notificados na Islândia.

A Novo Nordisk disse que a segurança do paciente é a principal prioridade e que trata todos os relatos sobre eventos adversos com seriedade. Em comunicado, informou ainda que, até agora, seu próprio monitoramento de segurança não encontrou nenhuma “associação causal” entre os pensamentos autodestrutivos e os medicamentos.

 

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa