O primeiro pedágio eletrônico de Goiás, os das rodovias BR-060 e BR-452, no trecho entre Goiânia e Itumbiara, passando por Rio Verde, entrará em operação a zero hora da quarta-feira, 27 de maio (virada da terça para quarta). Funciona assim: ao passar pelos pórticos, que são estruturas instaladas sobre a rodovia dotados de câmeras, sensores e antenas, o veículo é automaticamente identificado por meio da leitura de placa ou de TAG (adesivo eletrônico).
No caso de veículos pesados, sensores também fazem a contagem de eixos para definir o valor correto da tarifa. Já as motocicletas não pagarão pedágio. Após passar pelo pórtico, o motorista tem 30 dias para pagar a tarifa do pedágio. São quatro formas de pagamento: TAG, Aplicativo Rota Verde, Site da Rota Verde e totens instalados nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs):
O pedágio eletrônico dispensa a parada do motorista para pagar a tarifa e garante mais fluidez no trânsito e maior segurança viária, especialmente em trechos com grande circulação de veículos. Ao longo dos 426 quilômetros de rodovias administrados pela Rota Verde Goiás, são quatro pontos de pedágio na BR-060 e três na BR-452, que totalizam 11 pórticos de pedágio – como a BR-060 é duplicada, cada ponto de cobrança tem dois pórticos, um para cada sentido da via. Os valores das tarifas em cada pórtico foram definidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT):

Descontos
Haverá dois tipos de descontos para veículo com TAG ativa. O primeiro é Desconto Básico da Tarifa (DBT), que garante abatimento de 5% do valor do pedágio em todas as passagens para veículos de passeio e comerciais, inclusive para reboque e semirreboque.
O segundo é o Desconto de Usuário Frequente (DUF) para veículos de passeio (categorias 1, 3 e 5), que pode variar de 20% até 90%, a depender da praça e do valor do pedágio. Nos pórticos de Acreúna, a redução progressiva é de 9,64% por passagem; em Santa Helena, de 7,64%, permitindo que a tarifa caia para menos de R$ 1,00 na 30.ª passagem no mês. Já os pórticos de Indiara possuem desconto progressivo de 5,01%, enquanto Abadia de Goiás, Jandaia e Bom Jesus (Pórtico 06 e Pórtico 07) aplicam redução de 0,78% por passagem.
Quanto maior o número de passagens pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido, ao longo do mês, maior é o desconto aplicado sobre a tarifa. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema, com base no histórico de utilização do veículo identificado pela TAG. No pórtico de Acreúna, por exemplo, a tarifa da categoria 1 (carro de passeio) começa em R$ 11,40 na 1.ª passagem e pode chegar a apenas R$ 0,60 na 30ª passagem do mês — redução máxima de 94,71%. Já no pórtico de Santa Helena, a tarifa inicial de R$ 7,51 pode cair para R$ 0,75 na 30ª passagem, representando desconto de 90,02%.
No pórtico de Abadia, a tarifa da categoria 1, que é R$ 3,90, para veículo com TAG ativa, começa em R$ 3,71 na primeira passagem e chega a R$ 2,95 na 30.ª passagem realizada, representando redução máxima de 20,31%. Ao longo das 30 passagens, o valor médio pago pelo usuário cai para R$ 3,31, com média de desconto acumulado de 10,53%. O motorista não precisa solicitar o desconto nem fazer contas ou simulações. A TAG faz o cálculo automaticamente e cobra a tarifa já com o desconto. Porém, se quiser conferir os valores por passagem, consulte em https://rotaverdegoias.com.br/wp-content/uploads/2026/05/DUF_Rota_Verde_Tabela_Desconto.pdf
Multa
A cobrança do pedágio eletrônico será sempre vinculada a placa do veículo e o prazo para pagamento é de até 30 dias após a passagem pelo pórtico. O não pagamento da tarifa dentro do prazo é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Mesmo após a aplicação da multa, o valor do pedágio continua sendo devido. É importante lembrar que os locais onde foram instalados os pórticos de cobrança do pedágio eletrônico na BR-060 e BR-452 já estavam definidos no contrato de concessão assinado entre a ANTT e a Rota Verde Goiás.
Principais dúvidas dos usuários
Quando começa a cobrança?
A cobrança começa oficialmente no dia 27 de maio.
O que é a Marcha Branca?
É um período educativo de 10 dias antes da cobrança efetiva. Durante esse período, os veículos passam normalmente pelos pórticos sem pagamento.
O motorista precisa parar?
Não. O sistema funciona com leitura automática dos veículos em movimento.
Como o veículo é identificado?
Pela TAG eletrônica ou pela leitura da placa do veículo.
Como faço o pagamento sem TAG?
O Pagamento do TAG chegará mensalmente no endereço cadastrado com o histórico de passagens e valores aplicados conforme descontos progressivos aplicados.
Quem não possui o TAG como paga:
O pagamento poderá ser realizado através do APP da Concessionária e respectivo cadastro da placa do veículo. O pagamento via APP poderá ser feito por PIX ou cartão de crédito.
Qual o prazo para pagamento?
Até 30 dias após a passagem pelo pórtico.
O que acontece se eu não pagar?
O não pagamento é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Motocicletas pagam pedágio?
Não. Motocicletas estão isentas em todo o trecho concedido.
Usuários frequentes terão desconto?
Sim. Usuários com TAG ativa terão descontos automáticos previstos em contrato, incluindo abatimentos progressivos para uso frequente.
Para mais informações acesse o site rotaverdegoias.com.br
LEIA TAMBÉM:
Vereador é preso em operação que apura suposto desvio de R$ 1,5 milhão na Cultura de Goiânia














