As intervenções realizadas pela Prefeitura de Goiânia, na atual gestão, na área da infraestrutura urbana, estão sendo fundamentais para mitigar a ocorrência de alagamentos pela cidade. A eficácia das obras foi comprovada durante as chuvas torrenciais registradas no último domingo, 07, segundo o secretário executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Alexandre Garcês Araújo.
Garcês, engenheiro civil e professor licenciado da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com mestrado e doutorado em tema relacionado à área de drenagem urbana, destaca o compromisso da gestão do prefeito Rogério em investir em obras de drenagem. Ele ressalta que a chuva de domingo foi uma situação que qualquer obra de engenharia de infraestrutura não suportaria de fato, independente da qualidade da obra.
Segundo Garcês, o levantamento feito pela Seinfra e por técnicos da Universidade Federal de Goiás (UFG) constatou que a probabilidade de um evento como o de domingo ocorrer na cidade é só daqui a 50 anos. Ele afirma que a engenharia consegue, a partir desse volume de chuva, estimar qual é o período de recorrência dessa chuva.
Garcês sustenta que a Prefeitura precisa de mais obras de drenagem, mas considera que houve pouco investimento de drenagem em Goiânia, por vários anos, em gestões anteriores. Ele pontua que a atual gestão resolveu investir muito em drenagem, não só em obras, mas também em planejamento, ferramenta que é importantíssima para a aplicação correta dos gastos públicos.
Para o secretário executivo, a falta de ação de gestões anteriores na área da drenagem urbana é resultado “da falta de coragem e vontade política de instituir um plano de manejo de águas pluviais”.