A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou uma série de serviços de saúde gratuitos na 8ª edição do Mutirão dos 100 dias, realizado na Escola Municipal Residencial Itaipu. Entre os atendimentos oferecidos, destacam-se 120 consultas com clínico geral, distribuição de kits de higiene bucal, atualização da caderneta de vacinação, visitas domiciliares para controle do Aedes aegypti, vacinação antirrábica, testes rápidos para meningite, infecções sexualmente transmissíveis e covid-19, além de orientações para prevenção de doenças e dosagem de glicemia.
O prefeito Sandro Mabel destacou a importância da ação para a prevenção e facilitação do acesso aos serviços de saúde. “Muitas pessoas têm dúvidas sobre como acessar determinados serviços, buscar encaminhamentos e iniciar tratamentos. O mutirão permite que a população receba a orientação correta e incentiva a prevenção, que é essencial para reduzir riscos de doenças e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.
A dona de casa Dora Souza, moradora do Residencial Forteville, aproveitou a iniciativa para atualizar a caderneta de vacinação de suas duas filhas, de 3 meses e 2 anos. “Para mim, com duas crianças pequenas, ter todos esses serviços perto de casa facilita muito. Fiz exames, vacinei as meninas e tirei todas as minhas dúvidas. Foi muito bom”, relatou.
Uma das prioridades da edição foi o reforço das ações de combate à dengue. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, os mutirões ajudam a aproximar os serviços públicos da população e intensificam as medidas preventivas contra a doença. “Reforçamos as orientações para o combate à dengue, distribuindo cartilhas e repelentes para os moradores”, explicou Pellizzer