Skip to content

Presidente da Asmego, Patrícia Carrijo media painel no Fórum de Lisboa

Integrante da comissão de juristas no Senado responsável pela elaboração do anteprojeto da reforma do Código Civil, juíza é uma das debatedoras, em Portugal do tema 'A reforma do Código Civil no Brasil’


Carla Borges Por Carla Borges em 28/06/2024 - 16:09

Juíza Patrícia Carrijo com ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão; professor Nelson Rosenvald (IBEDP); advogado Flávio Galdino; professor Heitor Sica (USP); e o presidente da OAB-Piauí Celso Barros, em Lisboa

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Patrícia Carrijo, foi a mediadora do painel “A reforma do Código Civil no Brasil”, no Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, que teve como palestrantes o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão; o professor Nelson Rosenvald, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa; o advogado Flávio Galdino; o professor Heitor Sica, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); e o presidente da OAB Celso Barros, da Seccional Piauí.

“Aqui estamos nós, uma sociedade que se transformou em âmbitos que talvez sequer imaginávamos. Que evoluiu tecnologicamente, que passou a olhar com mais respeito e compreensão para o próximo, e a buscar mais igualdade e justiça”, disse a juíza Patrícia Carrijo, ao ressaltar a importância e abrangência do tema deste do fórum deste ano, que é: “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais.”

Em sua 12ª edição, o fórum é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV), e ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho. De Goiás, participam também nomes como o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, dentre outros.

Patrícia Carrijo trabalhou, desde o ano passado, na formulação do anteprojeto do novo Código Civil, como integrante da comissão nomeada pelo Senado Federal. “Tive a honra de compor a comissão de juristas responsável pela atualização da norma. Uma comissão presidida pelo nosso corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. Fizemos longos debates, audiências públicas e diálogos com variados setores da sociedade brasileira e, no mês de abril, apresentamos ao Congresso Nacional o anteprojeto”, explicou a juíza em Lisboa.

Segundo ela, coube à comissão de juristas ter o cuidado e o comprometimento de compreender as transformações pelas quais passou e ainda passa a sociedade brasileira. “Buscamos estruturar a chamada responsabilidade civil, de modo equilibrado, para que não deixássemos de fora mudanças consolidadas e nem falhássemos quanto às mudanças que ocorreram nos últimos 50 anos”, disse Patrícia Carrijo.