A quinta-feira começa com temperaturas amenas e a população deve continuar convivendo com a combinação de temperaturas mais baixas nas horas iniciais da manhã, especialmente perto do nascer do sol, e com a baixa umidade relativa do ar. Nos horários mais quentes, a umidade mínima do ar deve continuar variando entre 21% e 30%, o que é considerado nível de atenção. O alerta é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que também chama a atenção para o ar seco. A orientação é para que as pessoas se hidratem adequadamente.
A quinta-feira terá predomínio de sol, com temperaturas mínimas amenas de manhã. Já no período da tarde, as máximas estarão em elevação, ao mesmo tempo em que a umidade relativa do ar cai.
Esse clima, com grandes oscilação entre mínimas e máximas e baixa umidade do ar, contribui para o aumento de doenças respiratórias, o que levou o Estado de Goiás a decretar situação de emergência, nesta segunda-feira.
Em Goiânia também haverá predomínio de sol, com a temperatura máxima podendo chegar a 29 graus e umidade relativa do ar variando entre 30% e 85%. O nascer do sol será às 6h46 e o pôr do sol, às 17h55.
A temperatura máxima nesta quarta-feira poderá chegar a 35 graus na região norte, a 33 na região oeste e a 32 graus nas regiões leste e central. Na região sul, a máxima prevista é de 31 graus. As máximas previstas são nas cidades de Porangatu, Aruanã, Araguapaz e Montes Claros de Goiás, com 34 graus.
Já as mínimas temperaturas serão sentidas em Jataí, com 13 graus, e em Goiânia, Luziânia, Três Ranchos, Mineiros e Morrinhos, com 14 graus. Não há previsão de chuva para nenhuma região de Goiás, apesar das temperaturas mais baixas.
O Cimehgo explica que o mês de julho é caracterizado por uma redução drástica nas precipitações e pelo predomínio das condições secas em todo o território de Goiás. As regiões norte e oeste do estado estão há 59 dias sem chuvas. A região leste, há 57 dias. Já as regiões sudoeste, sul e central estão há 8 dias sem chuvas.
MP recomenda à Assembleia Legislativa adequação na transparência de seus atos