Os leitores dos jornais Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo puderam ler em suas edições deste domingo, 25, uma página inteira de anúncio-reportagem do governo de Goiás destacando o primeiro lugar no Ideb.
No diário goiano O Popular do final de semana também está estampado o assunto em um anúncio, porém em tamanho menor, menos de uma página. Ainda assim, espaço nobre no período eleitoral, que tem vários nomes apoiados pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no Estado.
Há alguns dias o governador comemorou a boa notícia do Ideb no Palácio das Esmeraldas com direito a dancinha carnavalesca de salão, e no melhor estilo TikTok. Isso na presença de boa parte da imprensa goiana.
Não é a primeira vez que conquistas de Goiás ganham visibilidade nacional, ponto importante para Caiado, que trabalha pra ser candidato a presidente da República. Os investimentos tem inclusive chamado a atenção da oposição.
Enquanto isso, em São Paulo, quem anda fazendo sucesso é outro goiano: Pablo Marçal. O mais curioso: Pablo Marçal é candidato a prefeito porém já começa a frequentar a lista de possíveis candidatos a presidente, a mesma na qual Caiado luta para se manter em destaque.
De saída, os dois disputam basicamente o mesmo eleitorado: a extrema-direita, a direita e o centro; e têm São Paulo como foco para investir em suas imagens. Uma exposição ali tem ganho político real e significado simbólico considerável para qualquer político com sonho nacional.
Em São Paulo está, por sinal, outro pré-candidato a presidente de mesmo viés político: o governador Tarcísio de Freitas. Sem falar que está lá, a atenção absoluta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual, Lula (PT). Uma pré-eleição à parte, pode se dizer.
As estratégias de Caiado e Pablo Marçal é que são diferentes: embora tenham as redes sociais também como foco, Pablo Marçal usa e abusa dos métodos e estratégias da extrema-direita, mas não conta com os recursos da Comunicação estadual.