skip to Main Content

Sescon-Goiás alerta sobre caminhos seguros para acessar o FGTS

Recentemente, sites falsos têm anunciado a promessa de um saque geral do FGTS, para todos os trabalhadores, por meio de um chatbot que simula um atendimento oficial


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 06/05/2024 - 16:15

Jamais clique em links ou propagandas que aparecem aleatoriamente

É muito comum que golpistas utilizem a temática do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aplicar fraudes, prometendo saques extraordinários por meio de links não oficiais. Recentemente, sites falsos têm anunciado a promessa de um saque geral do FGTS, para todos os trabalhadores, por meio de um chatbot que simula um atendimento oficial. A mensagem, na verdade, é apenas uma isca que tem como objetivo principal capturar dados pessoais e financeiros dos usuários, colocando em risco a segurança e a privacidade dos contribuintes.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Goiás (Sescon-Goiás), Edson Cândido Pinto alerta quais são os caminhos seguros para acessar o FGTS. “Primeiramente é preciso sempre estar alerta e certificar-se de que esteja acessando um canal oficial que é o próprio aplicativo FGTS ou internet banking ou pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do fundo”, explicou Edson que complementa “Ao baixar o app no seu smartphone, certifique-se de que seja proveniente das lojas oficiais. Jamais clique em links ou propagandas que aparecem aleatoriamente. E se necessário, busque os canais de atendimento oficial da instituição para esclarecer quaisquer dúvidas”, orienta.

Quem tem direito

Para realizar o saque do Fundo de Garantia, Edson Cândido ressalta que é preciso seguir algumas condições. “O contribuinte que teve demissão sem justa causa ou que tenha direito ao saque-aniversário no mês celebrado pelo portador da conta. Quem recebe aposentadoria ou que deseja realizar um financiamento de moradia própria, seja para constituir, dar uma entrada ou pagar parcelas atrasadas. Outra condição seria portadores de doenças graves ou pessoas atingidas por desastres naturais. Em caso do falecimento do trabalhador, seus familiares também podem sacar os valores”, esclarece o presidente do Sescon-Goiás.

Na dúvida, procure uma das agências da Caixa ou pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e o 0800-104-0104 (demais regiões).