Skip to content

Sukatech recolhe quase mil toneladas de resíduos eletrônicos em Goiás

Programa do Governo de Goiás recondicionou e doou mais de dois mil computadores e capacitou mais de 2,3 mil pessoas em cursos de tecnologia e manutenção


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 06/11/2025 - 17:25

Sukatech: programa transforme resíduos eletrônicos em oportunidades, inclusão e sustentabilidade. Foto: André Bianchi.

O Programa Sukatech, do Governo de Goiás, recolheu 975 toneladas de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos desde a criação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), em 2021. A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) também recondicionou e doou 2.334 computadores a instituições públicas e sociais e capacitou 2.323 pessoas em cursos de robótica, informática básica e manutenção de computadores e celulares.

Os resultados foram apresentados durante o 2º Fórum Sukatech: Recondicionamento de Eletroeletrônicos em Goiás, realizado nesta quarta-feira (5/11), no Hub Goiás, em Goiânia. O evento reuniu representantes de secretarias estaduais, gestores de patrimônio e especialistas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal para discutir experiências em logística reversa e gestão sustentável de resíduos tecnológicos.

Inclusão e sustentabilidade

Dos 2.323 participantes capacitados, 1.157 são mulheres e 1.166 homens, demonstrando equilíbrio na participação e a contribuição do programa para a inclusão digital com equidade de gênero. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, os resultados comprovam a eficiência e a responsabilidade ambiental do programa. “O programa mostra que é possível transformar resíduos em oportunidades, levando inclusão e sustentabilidade à gestão pública”, afirmou.

Durante o Fórum, os órgãos estaduais que mais contribuíram para o recondicionamento de equipamentos foram reconhecidos. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ficou em primeiro lugar, com 93,2 toneladas de equipamentos, seguida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com 49,6 toneladas, e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com 48,1 toneladas destinadas ao programa.

 

Semad realiza 1º Encontro Estadual de Fiscalização Ambiental em Goiânia

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa