Temporada de floração dos Ipês começa em Goiânia
de cores vibrantes. Com cerca de 50 mil ipês espalhados pela cidade, entre eles espécies roxas, amarelas, brancas e rosas, as árvores caducifólias começam a perder suas folhas, dando lugar a flores que embelezam ruas, avenidas e parques. A floração, que dura em média cinco dias, atrai moradores e turistas, que registram o fenômeno em diversos pontos da cidade.
As espécies de ipês não florescem simultaneamente, o que prolonga o período de cores por toda a cidade entre os meses de agosto e setembro. Áreas como a Avenida Goiás Norte, o Parque Beija-Flor e o entorno do Zoológico são destaques para quem deseja apreciar o cenário. Além de sua beleza, os ipês desempenham um papel crucial na preservação ambiental, com suas raízes profundas ajudando a prevenir a erosão do solo e a criação de um microclima mais ameno.
O ipê-amarelo mais antigo de Goiânia, localizado na Avenida Contorno, no Centro, está em processo de se tornar patrimônio natural da cidade. Com aproximadamente 70 anos, a árvore é um exemplo da resistência dessas espécies, que, além de colorir a capital, representam a importância da preservação ambiental frente às mudanças climáticas que podem impactar o ciclo natural desses ícones do Cerrado.