Você sabe quais são os prejuízos do cigarro à saúde?
O Dia do Combate ao Fumo, celebrado nesta quinta-feira, 29 de agosto, é uma oportunidade para refletir sobre os sérios impactos do tabagismo na saúde. A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) alerta para os danos que fumar provoca especialmente na garganta e no nariz, destacando riscos como câncer, problemas na voz, obstrução nasal e inflamações como rinite e sinusite.
Um estudo internacional revelou que o tabagismo aumenta o risco de desenvolver mais de 50 doenças. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 477 mortes diárias estão relacionadas ao uso do tabaco. Globalmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui mais de 8 milhões de mortes anuais ao cigarro.
A fumaça do cigarro contém substâncias tóxicas que afetam a saúde da garganta e do nariz. Na garganta, fumar pode causar tosse, rouquidão persistente e até câncer laringeo. “A exposição prolongada ao tabagismo pode gerar lesões inflamatórias e até câncer na laringe,” explica Adriana Hachiya, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).
No nariz, a presença de cerca de 7.000 componentes químicos, muitos deles prejudiciais, irrita o revestimento nasal e pode causar congestão, coriza, rinite e sinusite. Otavio Piltcher, presidente da Academia Brasileira de Rinologia (ABR), destaca que “a fumaça danifica o revestimento interno do nariz e dos seios da face, aumentando a probabilidade de desenvolver problemas respiratórios.”
Além dos problemas respiratórios, o tabagismo pode levar ao surgimento de pólipos nasais e a alterações na mucosa nasal. “Parar de fumar pode reverter alguns desses danos, melhorando a saúde nasal e a qualidade de vida,” conclui Piltcher.