Skip to content

Arquivo Histórico Estadual de Goiás homenageia Marilda de Godoy Carvalho

O Arquivo Histórico Estadual (AHEG) participa do evento nacional com palestra gratuita em parceria com a Eco Academia de Letras Ciências e Artes


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 03/06/2024 - 10:52

Abertura do Centenário Marilda de Godoy Carvalho. Foto: Secult Goiás
Abertura do Centenário Marilda de Godoy Carvalho. Foto: Secult Goiás

O Arquivo Histórico Estadual de Goiás (AHEG) participa ativamente da 8ª Semana Nacional de Arquivos, promovida em todo o país de 3 a 9 de junho. Em colaboração com a Eco Academia de Letras Ciências e Artes (EALCA), o AHEG apresentará uma palestra especial intitulada “Abertura do Centenário Marilda de Godoy Carvalho”, em homenagem à primeira diretora da instituição.

O evento, marcado para quarta-feira, 5 de junho, contará com a participação de Antônio César Caldas Pinheiros, mestre em História pela Universidade Federal de Goiás e doutor em Documentação pela Universidade de Salamanca, além de diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, da Pontifícia Universidade de Goiás. Maria Teresinha Campos de Santana, doutora em Documentação pela Universidade de Salamanca e diretora da EALCA, também participará da palestra.

Marilda de Godoy Carvalho, nascida em Goiás, deixou um legado significativo como historiadora e organizadora do acervo do estado. Além de fundar o Arquivo Histórico Estadual, ela foi uma figura proeminente na literatura local, contribuindo com crônicas, poemas e trabalhos históricos. Sua vida e obra serão celebradas neste evento especial, que reúne acadêmicos e entusiastas da história de Goiás.

Arquivos acessíveis

A 8ª Semana de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional e traz nesta edição o tema: Arquivos Acessíveis. O objetivo do evento é celebrar o Dia Internacional dos Arquivos que é comemorado no dia 9 de junho. Durante o período de atividades, de 3 a 9 de junho, diversas instituições arquivísticas, centros de memória e documentação e demais entidades terão uma programação especial com eventos acadêmicos e artístico-cultural. O intuito desta ação é abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental desenvolvido no país.

Pesquisa