Durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), realizada em Goiânia, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, apresentou a proposta de criar um mercado comum para os estados do Consórcio Brasil Central. O plano, apoiado pelo governador Ronaldo Caiado, busca promover a integração econômica e empresarial entre Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal.
A proposta inclui a elaboração de um memorando de entendimento, a Carta de Goiânia, e a formação de um grupo de estudos para discutir a evolução do consórcio e a implementação do bloco econômico nos próximos cinco anos. O governador Caiado também sugeriu a criação de uma Bolsa de Valores de Commodities para regular a comercialização de produtos agrícolas, pecuários e minerais da região.
O evento destacou as potencialidades de cada estado e apresentou desafios e oportunidades para o desenvolvimento integrado do bloco, além de contar com a presença de autoridades e especialistas que reforçaram a importância da regionalização para o crescimento econômico. A Ficomex, que segue até o dia 29 de agosto, é promovida pela Acieg e conta com a participação de mais de 170 expositores e parcerias com entidades empresariais e governamentais.