Skip to content

Aparecida de Goiânia celebra 61 anos de emancipação

Cidade comemora avanços econômicos, populacionais e urbanísticos desde sua emancipação em 1963, com destaque para o crescimento do PIB e oportunidades de negócios


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 14/11/2024 - 09:41

Fundada em 1922 e emancipada em 1963, Aparecida de Goiânia se destaca como a segunda maior cidade de Goiás. Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia celebra nesta quinta-feira, 14 de novembro, seus 61 anos de Emancipação Política. Fundada em 1922, a cidade ganhou sua autonomia em 1963, quando o então distrito de Goialândia foi elevado a município pela Assembleia Legislativa de Goiás. Os deputados estaduais Iris Rezende e Olinto Meireles lideraram o processo que consolidou a emancipação, e em 1964, o governador Mauro Borges nomeou Licídio de Oliveira como o primeiro prefeito.

Desde então, Aparecida cresceu de forma acelerada. Hoje, a cidade é a segunda maior de Goiás, com uma população de 527 mil habitantes segundo o IBGE. O crescimento econômico também impressiona. Com um PIB de R$ 16,9 bilhões, a cidade ocupa a terceira posição no estado em produção econômica. Esse salto é significativo, já que em 2010 o PIB era de R$ 5,8 bilhões. Ou seja, o município apresentou um crescimento de 192% em uma década.

Além disso, Aparecida é referência nacional para quem deseja empreender. O município está em 35º lugar no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE/ENAP) e entre os 100 melhores para negócios no país. A cidade avança em áreas essenciais como saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana, além de saúde e educação.

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e colaboradora no jornal Tribuna do Planalto, nas editorias de cidades, educação, economia e diversão e arte.

Pesquisa