Skip to content

Quem será o último rebaixado?


Herivelto Nunes Por Herivelto Nunes em 08/12/2024 - 06:00

Botafogo pode conquistar o título brasileiro em 2024, mas a última vaga para a Série B ainda está em disputa.

Não precisa desenhar para entender, o Botafogo tem tudo para ganhar o título de campeão brasileiro de 2024. Precisa de um simples empate jogando em casa contra o São Paulo, que não tem interesse nenhum na partida, menos ainda sabendo que uma vitória sua ajudaria o Palmeiras, arquirrival paulista, a ser campeão. Nem pensar. O ano que termina, será sem dúvida, inesquecível para a sofrida torcida do Glorioso, com dois dos principais títulos do continente sul-americano. Campeão Brasileiro e Campeão da Copa Libertadores da América. É a glória ou não é?

Na outra ponta da tabela a luta é outra. Atlético Goianiense, Cuiabá e Criciuma já garantiram presença na série B de 2025, resta então uma vaga e ela pertencerá a um dos chamados grandes do futebol brasileiro. Lutam desesperadamente para não cair o Atlético Mineiro, o Fluminense, o Athletico Paranaense e o Bragantino, todos com grande orçamento. E para fazer sofrer ainda mais seus torcedores, a decisão ficou para a última rodada do brasileiro, a ser realizada neste domingo, em jogos marcados para o mesmo horário.

O Brasil inteiro, a excessão da torcida pó de arroz, torce pela queda do Fluminense. Os mais antigos certamente não se esqueceram do ano 2000, ano que o Fluminense deveria disputar a série B. Mas não disputou. Em 1999, jogando a série C, mesmo com muita dificuldade, foi campeão e garantiu o acesso para a série B, mas numa manobra dos cartolas e brigas na justiça, os regulamentos foram mudados, o campeonato passou a se chamar Copa João Havelange e com isso, o Fluminense foi incluído em um dos módulos da competição, equivalente a série A do modelo atual. Ou seja, o Fluminense pulou da série C para a série A. Deve uma participação na série B.

Para desespero da torcida tricolor, a decisão para o Fluminense acontece em São Paulo, contra o Palmeiras. Pior, o Palmeiras precisa vencer, pois ainda está na disputa pelo título do brasileiro. A última vaga entre os rebaixados da para a série B tem forte cheiro de pó de arroz. Como prega o ditado popular, “a justiça tarda, mas não falha”. De qualquer forma, esse contexto prova também que dinheiro não é garantia total de êxito no futebol. Esse nunca foi o problema desses times que estão lutando para não cair. Dinheiro é um aliado importantíssimo, mas gestão é também imprescindível. Clube de futebol ser rebaixado com o caixa cheio é má gestão, incompetência, ou tudo isso.

Por aqui, o Goiás não caiu, mas com muito dinheiro em caixa não conseguiu o acesso à primeira divisão. Pelos lados da Serrinha aconteceu de tudo, má gestão, brigas entre os dirigentes nos bastidores, incompetência, trocas de técnicos, más contratações, ou seja, uma salada de erros.

Herivelto Nunes

Herivelto Nunes é Jornalista, com Pós Graduação em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching

Pesquisa