Skip to content

Hugo adota cirurgia minimamente invasiva para tratar doenças da coluna

Procedimento inovador de cirurgia endoscópica melhora recuperação e reduz riscos em casos de urgência e emergência


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 26/12/2024 - 10:28

Médicos do Hugo realizam primeira cirurgia endoscópica na unidade. Foto: Divulgação/Hugo

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), sob a gestão do Einstein desde junho de 2024, deu um importante passo na medicina com a implantação da cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Realizada pela primeira vez no final de novembro, essa técnica minimamente invasiva agora será utilizada prioritariamente para casos de urgência e emergência. O procedimento, indicado especialmente para hérnias de disco agudas, oferece uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas, proporcionando um cuidado mais eficaz aos pacientes.

A cirurgia é realizada com o uso de um endoscópio, um tubo fino com câmera e luz, que permite uma visualização detalhada e precisa das estruturas da coluna vertebral, como discos intervertebrais, nervos e ligamentos. O coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, explica que a tecnologia utilizada no procedimento garante a precisão da intervenção. A diretora médica, Fabiana Rolla, destaca que a adoção dessa técnica faz parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes no hospital.

Desde que assumiu a gestão, o Hospital de Urgências de Goiás passou por uma série de melhorias em sua infraestrutura e serviços. Entre as ações realizadas estão a reforma do centro cirúrgico, a implementação de mutirões de cirurgias ortopédicas e a criação de um núcleo de experiência do paciente, visando um atendimento mais humanizado. Com mais de 6 mil internações e 2,5 mil procedimentos cirúrgicos realizados, o hospital segue investindo na modernização e eficiência de seus serviços.

2025
Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais, incluindo processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, além de outras ações que visam aprimorar, cada vez mais, o cuidado dos pacientes. O hospital também terá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.
Pesquisa