A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta motoristas sobre um novo golpe aplicado em nome da instituição. Criminosos estão enviando boletos falsos para pagamento de multas e comunicados fraudulentos sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mensagens chegam por e-mail, SMS ou WhatsApp e podem conter informações pessoais da vítima, como nome completo, número da CNH e valores de multa.
Os boletos falsificados apresentam código de barras ou QR Code, direcionando o pagamento para contas bancárias dos criminosos. No entanto, a PRF não envia boletos por esses meios. As notificações oficiais de multas são enviadas pelos Correios para o endereço cadastrado no Sistema Nacional de Trânsito (SENATRAN). Por isso, qualquer cobrança recebida digitalmente deve ser tratada com suspeita.
Caso receba alguma mensagem suspeita, a PRF orienta a não efetuar pagamentos e entrar em contato pelo telefone 191 ou pelo site oficial (www.prf.gov.br). Para conferir notificações e imprimir boletos legítimos, os motoristas podem acessar o sistema Nada Consta da PRF, disponível em nadaconsta.prf.gov.br.
Para evitar golpes, a PRF recomenda que a população desconfie de mensagens que pedem informações bancárias, não clique em links desconhecidos e sempre verifique a autenticidade de boletos antes de pagar qualquer valor. Essas medidas ajudam a evitar prejuízos financeiros e protegem os motoristas contra fraudes.