Skip to content

Ingrid Guimarães denuncia coação e abuso moral em voo de companhia aérea


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 10/03/2025 - 08:10

Ingrid Guimarães, atriz goianiense relata abuso de empresa (Foto: Divulgação/ Instagram)

​A atriz goianiense que extrapolou as fronteiras de Goiás, Ingrid Guimarães, de 52 anos, denunciou ter sido vítima de coação e abuso moral durante um voo da American Airlines na última sexta-feira, 7 de março. O incidente ocorreu no trajeto de Nova York para o Rio de Janeiro, quando Ingrid foi surpreendida por uma exigência inesperada por parte da companhia aérea.​

Em seu perfil no X (antigo Twitter), a atriz relatou que havia adquirido uma passagem na classe Premium Economy. Após se acomodar e afivelar o cinto, foi abordada por um funcionário que solicitou que ela se transferisse para a classe econômica. O motivo alegado foi que uma cadeira na classe executiva estava quebrada, e o passageiro afetado ocuparia o assento de Ingrid. ​

Ingrid expressou surpresa e desconhecimento de tal regra, recusando-se a deixar seu lugar. A situação escalou quando funcionários da companhia começaram a pressioná-la, afirmando que o voo não decolaria e que todos os passageiros teriam que desembarcar devido à sua recusa. Em nenhum momento, segundo a atriz, houve uma explicação adequada ou consideração por sua posição. 

A atriz também mencionou que, ao tentar obter ajuda de sua irmã e cunhado, que dominam o inglês, um dos funcionários os mandou “calar a boca”. Diante do constrangimento público e das ameaças de que nunca mais poderia voar pela American Airlines, Ingrid sentiu-se coagida a ceder seu assento e se transferir para a classe econômica. 

Como compensação, foi-lhe oferecido um voucher, entregue sem explicações adicionais. O relato de Ingrid gerou ampla repercussão nas redes sociais, com seguidores e colegas manifestando apoio e indignação perante o ocorrido. Até o momento, a American Airlines não se pronunciou oficialmente sobre o incidente.

A repercussão do caso não ficou restrita ao desabafo de Ingrid Guimarães. Ainda que a American Airlines não tenha feito um pronunciamento oficial até o momento, brasileiros invadiram os perfis da companhia aérea nas redes sociais com uma enxurrada de comentários críticos, exigindo respeito à atriz e cobrando explicações sobre o tratamento recebido por ela durante o voo.

 

Pesquisa