Skip to content

Goiânia registra 5,7 mil casos de dengue em 2025


Por em 23/03/2025 - 09:15

Número é menor que o do ano passado (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia divulgou, neste domingo (23), novo boletim epidemiológico sobre a dengue. De acordo com os dados, a capital goiana contabilizou 5.712 casos da doença nas 11 primeiras semanas de 2025. Apesar do número expressivo, o cenário é menos crítico do que o do ano passado, quando, no mesmo período, foram registrados 7.710 casos e dois óbitos confirmados. Os dados são referentes ao saldo acumulado até o dia 21 de março.

Neste ano, 291 casos foram classificados como dengue com sinais de alarme — quando o paciente apresenta sintomas mais intensos, como dores abdominais e vômitos persistentes — e outros 22 casos evoluíram para a forma mais grave da doença, anteriormente conhecida como dengue hemorrágica. A cidade ainda não teve mortes confirmadas por dengue em 2025, mas há 15 óbitos em investigação.

O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, reforça a importância do envolvimento da população para conter o avanço da doença. “O avanço da dengue só pode ser contido com o compromisso de toda a população. Nós pedimos que cada pessoa tire 10 minutos semanalmente para fazer uma avaliação minuciosa do imóvel onde mora e eliminar todas as fontes de água parada”, destaca.

De acordo com Pellizzer, a prefeitura tem intensificado ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. “Os agentes de combate a endemias já visitaram mais de 90% dos imóveis residenciais da cidade. Também mantemos armadilhas em pontos estratégicos, reforçamos a limpeza de áreas urbanas e estruturamos a rede de saúde para o atendimento dos pacientes”, explica. “Mas é preciso o envolvimento e a responsabilidade de cada cidadão, porque sabemos que a forma mais eficaz de luta contra a doença é com ações de prevenção da própria comunidade”, completa.

 

Pesquisa